Catequese com os adolescentes

Catequese com os adolescentes

Mensagempor Rafael Petermann » Jan 21st, '10, 23:07

Uma das maiores dificuldade para o catequista de Crisma é realmente lidar com a idade e os anseios dos catequizandos. Tenho feito a experiência de me deixar ensinar pelos meus catequizandos, aprender a ser da idade deles, sem contudo perder a maturidade que me é própria e necessária para ser catequista. Assim, percebo uma abertura maior para me comunicar com eles, e até mesmo tratar de assuntos delicados como a sexualidade. Gostaria de sugerir neste tópico que possamos discutir quais são as nossas dificuldades em lidar com os adolescentes que trabalhamos na fase da crisma e como mantê-los participantes na comunidade.
Rafael Petermann

Data de registro: Jan 21st, '10, 23:01

Re: Catequese com os adolescentes

Mensagempor silveiradimanaus » Abr 12th, '10, 21:34

Boa noite.
Pertenço a paróquia Sta Terezinha de Brasília, e com a graça do bom DEUS, este ano me designou para a preparação de jovens na pré-crisma.
Amigo, não sei como é escolhido os temários de sua paróquia, mas vou citar alguns exemplos do que fazemos por cá. Digo isso, por opinião própria, procuro sempre posicioná-los no tempo aliando os fatos atuais a fatos ocorridos na época. Um exemplo,foi o último encontro onde o tema era MARIA, SUA ORIGEM, VIDA E DORMIÇÃO. Depois de muita pesquisa sobre o assunto, que considero maravilhoso,não houve outra maneira de explanar o assunto sem posicioná-los no tempo, nos costumes judaicos da época e tentar explicar a saga da virgem santa. Porque Maria, com tão pouca idade, também adolescente, fez seu voto de castidade e ainda por cima, recebeu a nobre missão de ser a mãe de DEUS. A verdade é que estamos sempre minados com idiotices de pessoas como a artista global, que insinua a não virgindade de Maria, bem como a paternidade consangüíneo de José em relação a JESUS. Pois é, somente com embasamento, podemos nos armar para que a verdade divina permaneça no pensamento de nosso jovens. Procuro fazer com que eles também participem citando exemplos do cotidiano e me parece que os resultado estão sendo satisfatórios. Abraços. A paz de Cristo. Silveira
silveiradimanaus

Data de registro: Abr 12th, '10, 20:53

Retornar para Crisma